A cocção Sous Vide

O termo sous vide (a vácuo, em francês) surgiu em 1970 na França com o conceito de cozinhar lentamente os alimentos em baixas temperaturas por um longo período de tempo.  

A cocção sous vide é utilizada até hoje por grandes chefs por intensificar aromas, sabor, melhora do rendimento e por produzir uma textura inigualável.

O processo consiste em embalar os alimentos crus ou selados à vácuo, cozinhá-los no vapor na própria embalagem (própria para essa finalidade) por um determinado tempo e temperatura e resfriá-los rapidamente e armazená-los ou servi-los.  

Em grandes produções, além do sabor e textura preservados, as vantagens são: a padronização dos processos, a redução do desperdício e do tempo de finalização dos pratos.

Os equipamentos necessários para uma produção sous vide vão depender do volume de produção. Para uma cocção de pequeno volume inicia-se com um termocirculador, porém em grandes volumes faz-se necessário fornos combinados ou tanques de cocção.  Para resfriamento é necessário um resfriador rápido ou tanques de resfriamento. A embaladora à vácuo é fundamental desde o início, podendo iniciar com máquinas pequenas, chegando a máquinas automáticas ou termoformadoras.

 A GF Nutri é uma das poucas empresas no Brasil especializada a mais de 15 anos nesse processo. Auxiliamos desde o projeto do seu novo negócio, adaptação do seu negócio atual, aquisição de equipamentos, treinamento da equipe, além de cursos exclusivos em nossos parceiros com base na sua necessidade.